Sejam bem vindos! Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

sábado, 29 de outubro de 2011

Reconhecer e Rememorar

Tipo de imagem: Foto de Revista

Prática de reconhecer
Prática de rememorar

A imagem mostra uma casa de pau-a-pique, com cobertura de sapê, provavelmente com piso de terra batida, janelas e portas de madeira de demolição e quintal de barro. Família modesta de zona rural composta de pai, mãe e quatro filhos. Casa apresentando mau estado de conservação e família sem hábito de uso de calçados.

A imagem representa uma família rural sem melhores condições de vida e dignidade, retratando a realidade social de nosso país onde grande parte da população vive sem condições de uma vida saudável e digna. Nota-se a presença de figuras humanas, representando pai, mãe e filhos, podendo ser interpretados como um povo sem expectativa de um futuro melhor. A imagem representa o inculto, o pobre, o sem eira nem beira, o brasileiro esquecido das zonas rurais.



Análise:
É interessante frisar que o conhecimento obtido da leitura da imagem se deu início com a leitura do campo estrito do objeto, que nada mais é que a descrição da cena que temos diante de nossos olhos. Logo a seguir, usando nossos conhecimentos prévios, nossa cultura, contextualizamos essas informações objetivas que temos da descrição, e temos uma leitura subjetiva da imagem, que é o campo contextual. E a partir desse momento nossa mente nos remete a outros momentos semelhantes que já vivemos, reconhecemos e rememoramos. E esse símbolo que é a imagem passa a ter um significado, que fala ao nosso íntimo, ao reforçar uma idéia. O treino de uma percepção visual aliada ao nosso capital cultural pode nos ajudar na leitura de uma imagem, mesmo sem muito conhecimento técnico sobre a fotografia ou a pintura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário