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sexta-feira, 13 de maio de 2011

Autonomia, interdisciplinaridade e currículo

Metodologias tradicionais trabalham os conteúdos escolares de maneira fragmentada, "encaixotando-os" nas caixinhas das disciplinas. Isto conduz a uma organização segmentada de conteúdo e tempo escolares: horário de Matemática, horário de Português, horário de Ciências. De maneira similar, os conhecimentos aportam na mente dos estudantes rotulados pelas disciplinas, e lá se instalam, sem conexão uns com os outros, prontos a serem devolvidos quando os solicita o professor de Geografia, o professor de Matemática, etc. Dimensionar o currículo escolar por projetos de trabalho significa uma ruptura com esse modelo fragmentado de educação. Dewey acreditava que, mais do que uma preparação para a vida, a educação era a própria vida! Na vida, aprendemos uma infinidade de coisas que não vêm embaladas em "caixinhas": caixinha da Matemática, caixinha da História, caixinha da Geografia, etc. A vida se apresenta a nós na sua totalidade e vamos tomando conhecimento dela, também, globalmente.
A proposta pedagógica com projetos didáticos, ao enfatizar a necessidade do trabalho coletivo e globalizante, numa captação da realidade em sua totalidade, na verdade não quer diminuir a importância dos conteúdos, mas, tão somente, resgatar uma dimensão perdida. Às vezes há uma má interpretação e os projetos são entendidos como a única maneira de se conduzir o trabalho docente. Quem se preocupava com os "conteúdos" era pejorativamente chamado de "conteudista". O que dá sustentação a afirmações dessa natureza é a falsa idéia da dicotomia existente entre transmissão de conhecimento e construção de conhecimento. Diante disto os professores tiveram que optar por uma posição ou por outra.
O trabalho coletivo, envolvendo professores de diferentes áreas, mesmo que apenas no âmbito da interdisciplinaridade, ainda é um grande desafio. De acordo com Japiassu (1995), o interdisciplinar aparece como um princípio novo de reorganização das disciplinas científicas e de reformulação das estruturas de seu ensino, e provoca atitudes de medo e de recusa, por constituir uma inovação.
É desejável eliminar a interpretação errônea, por parte dos professores, de que ficaram impedidos de trabalhar os conteúdos fora da pedagogia de projetos. Especialmente, à medida que os alunos avançam na trajetória escolar, torna-se cada vez mais necessária a intervenção do professor com o propósito de organizar os conceitos adquiridos pelos alunos, de modo a permitir que se construa a estrutura dos diferentes campos de saber, respeitando o ritmo de cada um.  A chamada "construção do conhecimento" não exime o professor de interferir no aprendizado de seus alunos.
Importa saber que o currículo é um elemento essencial na definição do projeto didático quando a ele se incorpora o processo social de produção de conhecimento, considerando-se os conhecimentos historicamente produzidos e as formas de viabilizar sua construção por parte dos alunos. O currículo deve buscar a integração dos conhecimentos, especialmente pelo trabalho interdisciplinar e a adequação da relação entre tempos, ritmos e objetos de aprendizagem diferentes.
Na palavra interdisciplinar está contida a proposição de ligação, isto é, conexão entre as disciplinas, territórios delimitados, e a possibilidade de intercâmbio e o deslocar-se entre elas. Ela conecta, permitindo comunicação e diálogo, relação e vínculo entre separados, diferentes, opostos. Isto nos leva a destacar interdisciplinaridade como integração entre disciplinas, que pressupõe a interação entre sujeitos. O indivíduo é o construtor de pontes entre as áreas de conhecimento e é a própria ponte, quando interage com outros especialistas, viabilizando a teia/tecido de saberes.
E com esta nova visão de educação, do fazer pedagógico, exercitando a autonomia é que a interdisciplinaridade oferece aos educadores a união de uma ou mais disciplinas, para gerar projetos de estudo, pesquisas, utilizando as tecnologias, uma revolução para a educação abrindo uma nova janela para organizar novos conceitos para a vida dos educandos.

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