Sejam bem vindos! Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mídia Impressa e Digital no Contexto da Escola

Os questionamentos propostos pela etapa deste módulo são importantíssimos, visto que nos levam à reflexão de nosso papel quanto educadores em processo de capacitação para contribuir ainda mais no processo de ensino aprendizagem, utilizando as mídias impressas e digitais.
Mas, o que podemos observar é que nossas escolas ainda não estão preparadas para a utilização das mídias de uma forma pedagogicamente correta. Observando o comportamento da maioria dos educadores podemos afirmar que ainda há uma forte resistência na utilização das mídias impressas na educação. E diante disso há que se desafiar os educadores, com atividades bem práticas, concretas, que exijam a utilização das mídias, inicialmente para comunicação, troca de recados, textos, encaminhamentos realizados nas escolas, e-mail, produção de blogs, sites, jornais e etc. Penso que a partir disso, podemos partir para ações mais exigentes, o que nos remete para a tomada de consciência da real necessidade da utilização desses meios, altamente atuais e necessários.
Estou apontando para uma ação estratégica de desafio-conquista de todos os educadores para o mundo virtual, no qual os nossos educandos estão altamente integrados e a maneira de chegar onde eles estão, só através da capacitação, penso e creio ser este o melhor caminho.
Conhecer todas as especificidades é muito importante, mas não necessariamente isso seja necessário a princípio. Necessário é ter o domínio do mínimo de conhecimentos e habilidades para poder contribuir e aumentar o gosto pelo conhecimento e pela cultura. Diante disso, penso que o papel dos gestores é determinante, primeiramente proporcionando cursos de formação nas escolas, disponibilizar recursos humanos nos laboratórios de informática, com um mínimo domínio dos recursos tecnológicos para auxiliar os educadores e educandos.
O contínuo aperfeiçoamento é necessário e urgente, por mais desafiador que isto seja, vale à pena investir para que não sejamos educadores ultrapassados e obsoletos diante desta geração que domina o mundo digital.

Um comentário:

  1. Isto é uma grande verdade, a maioria dos educadores não estão preparados para incluir as mídias na prática pedagógica, nossos alunos estão muitos passos à frente em relação à tecnologia. Precisamos sim nos aperfeiçoar.

    ResponderExcluir