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sexta-feira, 13 de maio de 2011

AUTOCRÍTICA DE PROJETO DESENVOLVIDO

Como sou professora de Ensino Médio escolhi a 3ª série e a disciplina de Sociologia para relatar uma experiência com o desenvolvimento de projetos.
A partir de uma série de curtas metragens sobre “Ética”, apresentadas à turma foi definido pelo grupo o tema “Violência, um problema social” para desenvolvimento de um projeto didático, que teve os seguintes conteúdos abordados:
1-   Ética e Comportamento,
2-   Cidadania – um direito de ter direitos,
3-   Exclusão Social – suas causas e efeitos,
4-   Diferenças e igualdades sociais,
5-   Miséria e pobreza – definição, suas causas e soluções,
6-   Construção de Blog

Optei pelo uso da Metodologia de Projetos que seria executado pelo aluno com a minha orientação, com a finalidade também de fazer uso da informática educativa.
Muitos foram os objetivos alcançados com o tema definido, mas transcreverei alguns de mais relevância que permitiram que o aluno fosse capaz de:
-          Compreender as causas e efeitos da exclusão social.
-          Construir um conceito de cidadania a partir da compreensão dos direitos e deveres do cidadão.
-          Identificar a diferença entre miséria e pobreza, suas causas e soluções.
-          Estabelecer como solução o uso do diálogo para minimizar a geração de conflitos.
-          Identificar na legislação os artigos que garantem os direitos do cidadão.
-          Aprender a construir um Blog

No começo procurei estabelecer uma relação empática com os alunos, procurando conhecê-los, fazendo um mapeamento dos seus interesses, formação e perspectivas futuras. A preocupação com os alunos, a forma de relacionar-me com eles foi fundamental para o sucesso pedagógico. Os alunos captam se o professor gosta de ensinar e principalmente se gosta deles e isso facilita a sua prontidão para aprender.
A partir daí, separei a turma em 5 grupos sorteando entre eles os conteúdos que seriam trabalhados. Determinei as atividades que seriam desenvolvidas através de pesquisas, visto que os alunos deveriam realizar uma investigação em seu ambiente direto a fim de reunir mais elementos de julgamento. Em pequenos grupos, os alunos entrevistaram diferentes pessoas de sua comunidade, começando pelos de sua própria família. Também falaram com pessoas de distintas classes, ocupações e situação econômica.
Valorizei  muito as aulas-pesquisa, onde o professor e alunos procuram novas informações, cercar um problema, desenvolver uma experiência, avançar em um campo que não se conhece. Como professor motivei, incentivei, dei os primeiros passos para sensibilizar o aluno para o valor do que se ia fazer, para a importância de sua participação neste processo. Aluno motivado e com participação ativa avança mais, facilita todo o nosso trabalho. O meu papel foi o de gerenciador do processo de aprendizagem, foi o coordenador de todo o andamento, do ritmo adequado, o gestor das diferenças e das convergências.
Portanto, para direcionar o assunto e enriquecimento dos conteúdos, estabeleci o uso de recursos midiáticos como textos, vídeos e internet.

RECURSOS UTILIZADOS:
- Textos: “Miséria e Pobreza”; “Violência- a juventude quer falar.”
- Vídeo: “A violência que rola” – MEC
- Visitas: Asilos, Centros da 3ª Idade, Orfanatos
- Câmera Digital
- Filmadora
- Pesquisas: Internet

O vídeo foi usado como forma de problematizar a questão, usando os textos para  embasamento teórico, assim como pesquisas na internet. A partir daí, os alunos visitaram asilos, orfanatos e centro de convivência da 3ª idade, onde fizeram entrevistas, registrando através de fotos e filmagens o desenvolvimento do trabalho.
Foi importante mostrar aos alunos o que íamos ganhar ao longo do projeto, por que valia a pena estarmos juntos. Procurei motivá-los para o processo de aula-pesquisa, para aprender, avançar e participar, e para as tecnologias que iríamos utilizar.
Após o levantamento de todos os dados e informações, o projeto culminou com a apresentação dos trabalhos produzidos em um Seminário, direcionado para a turma na data prevista para a culminância.
Todos os recursos tecnológicos incluídos no projeto foram devidamente utilizados, cumprindo a sua função estabelecida pelos objetivos pré-determinados no planejamento.
Como estratégia de avaliação foi criado um blog no Laboratório de Informática Educativa, com a publicação dos textos desenvolvidos pelos alunos a partir da discussão dos temas, o que serviu para incentivá-los na questão do compromisso, da união e do trabalho em grupo.
O que parecia o fim de uma atividade pode se transformar em processos contínuos de informação, comunicação e de pesquisa, onde se problematizou outras questões dando continuidade e avançando ainda mais nas questões propostas.
Um dos objetivos deste trabalho foi acima de tudo e dos conteúdos trabalhados, desenvolver a capacidade crítica do aluno, pois ao mesmo tempo em que ele ganha consciência de si mesmo, como pessoa única e valorizada, ele percebe o outro como parte integrante desta teia de relacionamentos.

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