Sejam bem vindos! Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atividade 6: Reflexão sobre o contexto

A partir da análise do Projeto Político Pedagógico da escola, o grupo de professores entendem que à escola, não apenas cabe transmitir conhecimentos que preparem o aluno-aprendiz para uma posição de destaque no mercado de trabalho, mas também deve preparar seus alunos para o exercício pleno da cidadania, construindo seus conhecimentos, para que sejam agentes de transformação, com espírito crítico e consciência de direitos e deveres.
E para que este pressuposto seja alcançado a escola optou por uma metodologia que estrutura a formação e a atuação tanto do professor quanto do aluno, que é o desenvolvimento de projetos, os quais promovem a articulação entre formação e pesquisa, respeitando o currículo como espinha dorsal de um processo, sem ter um padrão hierarquizado, mas sempre valorizando a problematização, sendo orientado pela pesquisa e para a pesquisa.
O grupo de professores e a comunidade escolar como um todo percebeu a necessidade de buscar através do espaço escolar, dos conhecimentos produzidos e trabalhos realizados na escola, contribuir no desenvolvimento da consciência ecológica, da preservação ambiental e principalmente questionar os fundamentos de uma sociedade capitalista consumista, concentradora de renda e geradora de resíduos.
A escola está localizada em área costeira estando inserida numa comunidade onde o turismo é sua principal fonte de renda, o que consequentemente gera muitos resíduos provenientes do próprio turismo. Então, este foi um dos motivos que desencadeou o desenvolvimento deste projeto didático, levando em conta a prática diária daquilo que consumimos e não destinamos corretamente as sobras, provocando a poluição nas águas, no ar e no solo.
Para se implementar com sucesso um projeto didático é necessário analisar a infra-estrutura da escola para perceber quais ações poderão ser implementadas. E com base na infra-estrutura da escola foi possível estabelecer propostas de trabalho voltadas para a implementação de relevantes tecnologias que além de tudo nos proporciona um leque de possibilidades de envolver os alunos num trabalho interessante e motivador, visto que importantes recursos midiáticos se colocam à disposição para efetivar um trabalho atraente e eficaz em projetos.
O tema proposto para este projeto é muito amplo e por esta razão posso afirmar que todas as mídias são necessárias para enriquecer e aprofundar ainda mais as questões. Embora a rádio seja a única mídia que não será utilizada por falta de recursos existentes na escola.
Usaremos a máquina Digital para registrar a situação em que se encontra o meio ambiente e depois expor através de painel e na internet. A Filmadora será usada também para registrar diversos momentos como: entrevistas, visitas, reportagens, passeio ecológico e elaboração de um curta metragem sobre o assunto.
A Internet será usada de forma mais intensiva por ser a mídia mais atrativa para os alunos, priorizando as pesquisas orientadas através de Web Quest, criação de Blogs e Sites, Elaboração de Histórias em Quadrinhos e outros gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário