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sexta-feira, 13 de maio de 2011

Projetos didáticos e Papéis sociais de professores e alunos

Com base no debate estabelecido no fórum, concluo que um projeto se supõe desenvolvido por "fases" ou "etapas" que não devem ser rígidas e devem depender do desenrolar dos trabalhos. Mas, como todo trabalho pedagógico, o projeto deve ser planejado: o planejamento exprime a intencionalidade educativa. Sem que se tornem uma camisa de força, portanto, três grandes etapas se configuram para se levar a cabo um projeto pedagógico: a problematização, o desenvolvimento e a conclusão/síntese do projeto.
A problematização é o momento gerador, detonador do projeto. É quando surge a grande questão ou as questões que serão trabalhadas pelo grupo. Essas questões deverão ter significados para os alunos, partindo de experiências anteriores. É bom frisar que um trabalho com projetos não está limitado a apenas o estudo de um tema: o principal objetivo é a problematização do tema. Mesmo que o professor sugira o assunto, deve fazer com que os alunos abracem o projeto como seu.
O projeto didático é uma idéia com amplitude, onde professor e alunos, traçam um planejamento para torná-la realidade, e ao realizar o planejamento, controlam todo o processo, contornam os imprevistos e chegam ao resultado esperado, sabendo que é necessário ter flexibilidade para mudar algumas etapas previstas.
O desenvolvimento é conseqüência natural da primeira fase: surge a necessidade de se planejarem as estratégias mais adequadas para se atingirem os objetivos propostos, buscando as respostas para as questões propostas pelo grupo. Também nesta fase a participação plena dos alunos é fundamental, tanto no planejamento quanto na execução das atividades. E diferentes estratégias podem ser planejadas e desenvolvidas, tipo: debates, seminários, entrevistas,  pesquisas bibliográficas, excursões, pesquisas de campo, criação de blogs, entre outras. É neste momento que se oportuniza o desenvolvimento dos alunos e as muitas habilidades: intelectuais, sociais, artísticas, psicomotoras, etc. É também a oportunidade de ampliação e ressignificação do espaço de ensino/aprendizagem que pode se estender à vizinhança, às ruas, aos parques, às praças, às fábricas, aos museus, enfim, à amplitude da comunidade. É muito importante que o professor tenha em mente o desenvolvimento das habilidades de observação e registro por parte dos alunos.
Num projeto, os conteúdos devem estar muito bem definidos, pois os alunos precisam de uma diversidade de situações de aprendizagem sobre um determinado assunto para aprender num processo de construção coletiva em que todos opinam, pesquisam, experimentam, debatem e decidem o quê e como fazer.
A conclusão ou fechamento do projeto deve  ser preparada desde o início do planejamento e prosseguir ao longo do desenvolvimento. Neste momento, avaliam-se os conhecimentos adquiridos, os procedimentos utilizados, as atitudes incorporadas. Avalia-se, também se as questões propostas no início foram resolvidas. Dependendo da natureza do projeto, nesta fase tornam-se possíveis: a realização de exposições dos materiais coletados, confecção de painéis, dramatizações, ou simples comemorações ou inaugurações festivas (inauguração de uma biblioteca da classe, por exemplo). As propostas levantadas no início do projeto são avaliadas e, constatando-se a necessidade de ir adiante a partir de novos problemas.
Isto torna claro que, em nenhum momento, foi proposto um abandono dos conhecimentos formais. Na proposta é claramente colocado que repensar os conteúdos escolares não significa abandonar as disciplinas curriculares ou apenas aglutinar a elas os temas atuais, mas sim, ressignificá-los.
É portanto, a  interdisciplinaridade, uma das características principais de um projeto didático, visto que parte de questões reais, concretas e contextualizadas, facilita o entendimento de um trabalho mais global que possibilite a apreensão dos conteúdos básicos necessários, embora também possa acontecer em uma única disciplina.
Com a revolução tecnológica, novos modelos são discutidos no área da educação, tendo em vista a necessidade de alunos e professores se adaptarem à velocidade das transformações que ocorrem diariamente.
Aprender a aprender tornou-se um pilar da educação extremamente relevante nas discussões sobre a prática pedagógica. Professores e alunos estão redescobrindo seus papéis, tornando-se co-participantes no processo dialógico de ensinar e de aprender ensinando.
Trabalhar com projetos significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma idéia em realidade a partir de questões ou situações reais e concretas, contextualizadas, que interessem de fato aos alunos e compartilhando com eles uma aprendizagem com sentido.

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