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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Atividade 7: Relação gênero, suporte e linguagem

Dando continuidade às reflexões da atividade 6 em relação ao projeto didático desenvolvido, evidencia-se a questão que o tema proposto é muito amplo e favorece vários aspectos tanto na modalidade falada quanto na escrita, destacando suas variadas possibilidades de ocorrência na mídia (impressa, digital e televisiva), bem como seus processos de construção textual.
Diante das informações já existentes até o presente momento, listo abaixo sugestões de gêneros que podem fazer parte da contextualização do projeto em questão.
Mídias/Gêneros
1-Impresso: reportagem, entrevista, infográficos, artigo, editorial, resenha crítica, charge,  história em quadrinhos.
2-TV: telejornal, programa de entrevista, debate, reportagem, documentário,  programa de variedades, mini-séries, roteiro etc.
3-Internet: sites de informação, sites de busca, páginas pessoais, blogs, flogs, WebQuest, Hiper Texto, Fórum, Chat e etc.

1-          Propósitos da Comunicação:
É claro que o projeto não necessariamente apresentará somente os gêneros acima citados, outros poderão surgir no decorrer do trabalho ou mesmo, substituir os já previamente escolhidos, tudo dependerá dos propósitos da comunicação, se mais informacional ou mais interacional.
Entendemos que a comunicação efetiva é o resultado de um entendimento comum entre o comunicador e o receptor da mensagem. E requer um código para formular uma mensagem e enviá-la na forma de sinal (como ondas sonoras, letras impressas, símbolos), por meio de um canal (ar, fios, papel) a um receptor da mensagem que a decodifica e interpreta o seu significado.

2-          Público para o qual se destinam as peças da comunicação:
Partindo do pressuposto, que o tema em questão possibilita de forma ampla e irrestrita a inclusão das mídias e seus variados gêneros textuais, o projeto será desenvolvido com alunos de todas as séries do Ensino Médio e de uma forma interdisciplinar.

3-   Maturidade da turma:
Os alunos em questão apresentam maturidade suficiente para que se implemente a Educação pela Comunicação, de forma que o educando participe ativamente da produção de peças de comunicação que, uma vez disseminadas, geram novos processos de educação e/ou mobilização social.

4-  Características de linguagem dos gêneros e meio físico:
A escolha das mídias e dos gêneros textuais implica também na importância do meio físico do suporte destas mídias, visto que nos proporciona a possibilidade de explorar recursos típicos da linguagem verbal e não-verbal. Deve-se também levar em consideração que a língua escrita tem características distintas da oral, onde se tem uma conversação entre dois falantes. Na lingua escrita a mensagem não é transmitida imediatamente ao leitor, distintamente da língua falada em que os interlocutores são co-autores do texto, evidenciando todo o processo de produção.
A opção feita pela mídia TV, Impressos e Internet (alguns gêneros) implica em gêneros textuais que tem características mais elaboradas de linguagem, tanto verbal ou não-verbal, que listo abaixo:
a) deve ser composta de palavras, expressões e regras combinatórias passíveis no registro coloquial e aceitas no registro formal;
b) deve ser objetiva e mais denotativa do que conotativa;
c) deve ser empática;
d)deve ser referencial;
e) deve ser metalingüística: composta de um conjunto de sistemas: gráfico (traços, linhas, tipos de fontes), analógico (legendas, títulos e fotos) e lingüístico (manchetes, títulos, textos);
f) deve conter os registros formal e coloquial da língua;
g) deve ser redundante e estereotípica; 

5- Valor social dos suportes e dos gêneros:
Analisando as atividades que serão desenvolvidadas a partir dos suportes e gêneros escolhidos, consigo perceber que o valor social está explícito na experiência de produção compartilhada de conhecimento, na compreensão do conhecimento como ferramenta de transformação, no entendimento do caráter multidisciplinar dos problemas da realidade, na reflexão sobre temas desafiadores interrelacionados, entre eles, conhecimento e poder, conhecimento e cidadania, conhecimento e transformação da realidade.

 6- Tipo de interação e de relação que o suporte e gênero proporcionam aos participantes:
As relações humanas se desenvolvem a partir do momento em que existe interação. Interagir faz os indivíduos reconhecerem alguém diferente de si mesmos (um agente) na construção dos significados que explicam a realidade. São as interações diárias que modificam o estado atual da cosmovisão das pessoas, nelas se intercambiam os conceitos, as formas, o uso de técnicas, as informações, enfim, o conhecimento. O suporte e os gêneros escolhidos para desenvolver o projeto proporciona aos alunos a participação direta, que é uma das características da interatividade, principalmente no que diz respeito à mídia Internet. Visto que o aluno tem o papel de co-criador, co-autor e co-construtor da mensagem. Não interfere apenas no fluxo de informação, ele o redireciona e o elabora em um processo de montagem. podendo agir sobre o fluxo, modificar a estrutura, interagir com o ambiente, percorrer a rede, participando, assim, dos atos de transformação e criação.
Os recursos de comunicação: bate-papo, correio eletrônico, listas de discussão, fóruns, chat, blogs e outros, são meios pelos quais os alunos podem interagir, verificando assim a relevância da mídia internet para a simulação de ações e situações que resultam na interatividade.
A Interação via tecnologias de comunicação é um novo meio de construir relações, de identificar simbolicamente grupos, de simular movimentos e atitudes e de transformar a condição da aquisição de conhecimento e de participação.

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