Com
tantas novidades na área e a contínua valorização da utilização das tecnologias
da informação e comunicação (TICs), a discussão do assunto é de vital
importância para as políticas de ensino.
O que muda no papel do
professor? Muda a relação de espaço, tempo e comunicação com os alunos. O
espaço de trocas aumenta da sala de aula para o virtual. É um papel que combina
alguns momentos do professor convencional - às vezes é importante dar uma bela
aula expositiva - com mais momentos de gerente de pesquisa, de estimulador de
busca, de coordenador dos resultados. É um papel de animação e coordenação
muito mais flexível e constante, que exige muita atenção, sensibilidade,
intuição e domínio tecnológico.
Na sociedade da
informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e
a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o
grupal e o social.
Uma mudança qualitativa
no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro
de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais,
as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.
Passamos muito
rapidamente do livro para a televisão e vídeo e destes para o computador e a
Internet, sem aprender e explorar todas as possibilidades de cada meio.
O
professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de
organizar sua comunicação com os alunos, e tendo uma visão pedagógica
inovadora, aberta, que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar as
ferramentas que a tecnologia disponibiliza para melhorar o processo de ensino-aprendizagem.
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