Prepare-se: um bom contador de histórias é aquele que possui
muitas experiências sensitivas, que lê bastante, que assiste teatro, bons
filmes. Cuide da sua dicção, cante, dramatize, dance. Esteja bem fisicamente,
bem mentalmente, sentimentalmente. Descubra-se, invista em você, seja sempre um
entusiasta, procure saber, aprender, conhecer, experienciar.
Estude
o texto: Conte mais do que apenas a história. Compreenda as frases, as
construções, imagine as imagens e fortaleça as imagens sonoras.
Planeje
a apresentação: Chegar
em cima da hora e ir direto para a leitura pode atrapalhar a comunhão com as
crianças. Prepare o local, sinta o ambiente, descubra se há pontos na sala, ou
no espaço que dificulte a visualização, ou a audição dos ouvintes. Perceba se
há muita luz, pouca luz, muito calor, pouco calor. Corrija o excesso se não for
proposital. Sensibilize as crianças antes de começar, para que não dispersem
durante a história.
Recursos: Dê preferência para o ato narrativo ao
ilustrativo. Contar história com bonecos é um bom recurso, mas cuidado para não
virar teatro, teatro de bonecos, teatro de animação. Cada modalidade tem suas
características que devem ser estudadas para que sejam utilizadas. Centralize a
concentração das crianças no ato de narrar com, ou sem livros, com ou sem
bonecos. O verbo e a voz, no ato de contar história, sempre serão os principais
focos de atenção.
Após
a narrativa: Procure realizar atividades de vivência artística e prática
corporal para a apreensão dos signos contísticos
(Conjunto
de uma obra literária). Pintar, dançar, cantar, escutar músicas sempre serão
melhores recursos do que explicar, ou conceituar a história que se acabou de
ler, ou narrar. Utilizar os acontecimentos dos contos como forma de admoestação
e expiação, ou chantagem, empobrece o trabalho pedagógico.
- Fazer a escolha cuidadosa da "sua" história: escolher aquela que com aquela se identifica, que lhe encanta.
- Fazer a escolha cuidadosa da "sua" história: escolher aquela que com aquela se identifica, que lhe encanta.
-
Estudar a história entendendo os seus elementos principais: personagens,
cenário, conflito principal. Refletir sobre a sua mensagem, destacando quais
são as situações usadas para a transmissão. Dividi-las em quatro partes:
introdução, enredo, ponto culminante e desfecho.
-
Decidir se na narração será usado recursos auxiliares e, neste caso, quais.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/26048/tecnicas-para-contar-historias#ixzz4EkjduOmv
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/26048/tecnicas-para-contar-historias#ixzz4EkjduOmv
Nenhum comentário:
Postar um comentário