Sejam bem vindos! Participem dando sugestões e fazendo seus comentários.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Técnicas para Contar Histórias



Prepare-se: um bom contador de histórias é aquele que possui muitas experiências sensitivas, que lê bastante, que assiste teatro, bons filmes. Cuide da sua dicção, cante, dramatize, dance. Esteja bem fisicamente, bem mentalmente, sentimentalmente. Descubra-se, invista em você, seja sempre um entusiasta, procure saber, aprender, conhecer, experienciar.
Estude o texto: Conte mais do que apenas a história. Compreenda as frases, as construções, imagine as imagens e fortaleça as imagens sonoras.
Planeje a apresentação: Chegar em cima da hora e ir direto para a leitura pode atrapalhar a comunhão com as crianças. Prepare o local, sinta o ambiente, descubra se há pontos na sala, ou no espaço que dificulte a visualização, ou a audição dos ouvintes. Perceba se há muita luz, pouca luz, muito calor, pouco calor. Corrija o excesso se não for proposital. Sensibilize as crianças antes de começar, para que não dispersem durante a história.
Recursos: Dê preferência para o ato narrativo ao ilustrativo. Contar história com bonecos é um bom recurso, mas cuidado para não virar teatro, teatro de bonecos, teatro de animação. Cada modalidade tem suas características que devem ser estudadas para que sejam utilizadas. Centralize a concentração das crianças no ato de narrar com, ou sem livros, com ou sem bonecos. O verbo e a voz, no ato de contar história, sempre serão os principais focos de atenção.
Após a narrativa: Procure realizar atividades de vivência artística e prática corporal para a apreensão dos signos contísticos (Conjunto de uma obra literária). Pintar, dançar, cantar, escutar músicas sempre serão melhores recursos do que explicar, ou conceituar a história que se acabou de ler, ou narrar. Utilizar os acontecimentos dos contos como forma de admoestação e expiação, ou chantagem, empobrece o trabalho pedagógico.
- Fazer a escolha cuidadosa da "sua" história: escolher aquela que com aquela se identifica, que lhe encanta.
- Estudar a história entendendo os seus elementos principais: personagens, cenário, conflito principal. Refletir sobre a sua mensagem, destacando quais são as situações usadas para a transmissão. Dividi-las em quatro partes: introdução, enredo, ponto culminante e desfecho.

- Decidir se na narração será usado recursos auxiliares e, neste caso, quais.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/26048/tecnicas-para-contar-historias#ixzz4EkjduOmv

Nenhum comentário:

Postar um comentário